23 de mar de 2010

PLANO DE AULA - RITMOS

Disciplina: Atividades Rítmicas



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Introdução


O Parkour é uma pratica corporal que visa chegar de um ponto A ao um ponto B de uma maneira mais hábil prática ou rápida, com movimentos livres. Nesse trabalho adaptaremos os movimentos livres e alguns movimentos adaptados para desenvolver uma aula de educação física que inclui o trabalho com alguns ritmos. O projeto se dá com um circuito em um formato de um caracol onde será representada a história de uma metrópole em todo seu desenvolvimento, pois observando a figura viveremos a evolução que uma cidade passa desde o seu surgimento até se tornar uma cidade grande.

Durante o trajeto colocaremos obstáculos representando as construções com o passar dos anos, durante o percurso o espaço físico ira se estreitando aos poucos, representado a quantidade de pessoas que migraram para cidade em busca de trabalho e o consequente aumento da ocupação do espaço físico dela por causa da economia crescente.


Objetivo


Trabalhar de forma lúdica os diversos ritmos através de sua imaginação diferentes ambientes entre campo e cidade.


Material

  • Garrafa plástica;
  • Barbante;
  • Arco;
  • Corda;
  • Dois Bancos Suíços;
  • Bolas;
  • Cones;
  • Cadeiras;
  • Mesa de Plástico;



  • Ritmos desenvolvidos


    Classificação dos ritmos


    • Coletivo ou grupal – Varias pessoas no mesmo ritmo / sincronia, momento da corrente humana todos terão que andar de forma hamrniosa para que seja cumprida a tarefa proposta.

    • Disciplinado – Vamos impor o ritmo no momento em que a fila começar a entrar no ambiente da cidade, pedindo para que parem para dançar a musica de forma espontânea.

    • Espontâneo - Cada um cria o seu, não tem ordem e nem tempo, na atividade terá um momento de pausa no trajeto e cada um dançara de forma livre ou simplesmente não dançara.

    • Natural - São os ritmos biológicos, não dependentes da minha vontade, eles esta com cada pessoa a todo o momento, pois são os que mantêm sobrevivendo-o.

    • Refletivo – quando programamos um ritmo, ou seja, o trabalho rítmico focado em uma mensagem, nessa atividade terá o objetivo de mostrar e trazer a vivencia da evolução da metrópole.


    Classificação referente ao tempo


    • Ultradiano - É uma atividade que trabalha no período menos de 24 horas.


    Classificação referente à origem


    • Construído – Pois é um ritmo (movimento) que faz e integram de forma harmoniosa com o ritmo biológico.

    • Natural - Pois a todo o momento ele está presente no ser humano, são os sistemas internos no corpo que o mantém vivo, ou seja, é o ambiente externo agindo juntamente com o externo.


    Classificação manifestação


    • Biológicos – Essa atividade pode sofrer alterações de acordo com o horário do dia, pois existem variações durante ou até mesmo com a atividade física, se os movimentos será executado de forma intensa ou moderada.

    • Integrado ao ambiente – Na atividade ocorre estímulos externos, como visual, ambiental e essa classificação é por que há a pratica corporal, ou seja, a atividade vai ter estímulos externos e toda pratica corporal é feito no meio ambiente.


    Desenvolvimento


    Etapa 01: Será explicada a proposta do percurso para as pessoas participantes.


    Etapa 02: Todas terão que formar uma fila única com as mãos entrelaçadas, onde o que um faz os outros ter que fazer o mesmo percurso de forma parecida, porém de não necessariamente igual, pode ser da melhor formar, mas com uma condição, terá que ser dentro do espaço delimitado e não quebrar a corrente humana.


    Etapa 03: Tentar decifrar as cadeiras no centro do caracol e descobrir o que pensaram e sentiram com as cadeiras.

    A intenção é representar a disputa no mercado de trabalho e ao mesmo tempo a pouca vaga de espaço físico, mercado de trabalho e o transporte publico.



    Seminário inspirado na imagem surreal







    Bibliografia


    ARTAXO, Inês Ritmo e movimento. Guarulhos, SP: Phorte editora, 2003.


    GOBBI, Sebastião. Bases teórico-práticas do condicionamento fisico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 265p.

    BRASIL Parâmetros Curriculares Nacional (PCN)







    Apresentação completa

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