30 de mar. de 2010

ANÁLISE DO VÍDEO

Disciplina: Aprendizagem Motora








ANÁLISE DO VÍDEO EM RELAÇÃO AS QUESTÕES

Em questão da capacidade segundo SCHMIDT (2001) é algo que é determinado pela genética e não se altera com a pratica, por ser algo que é genético não temos como identificar ou julgar, em particular no vídeo que não nos dá essa informação especifica de todo um processo. Para isso é necessário haver um acompanhamento dia após dia, para só assim então ter precisão à resposta.

Segundo GALLAHUE (2005) a habilidade já é algo que pode ser adquirido através de treino e ser melhorada com o passar do tempo, onde cada vez mais a pessoa faz aquela determinada tarefa em menos tempo e de forma precisa. Sabemos que existe classificação dessas habilidades que no caso do filme em aspecto em habilidade muscular é a classificação rudimentar, pois a criança esta iniciando o processo de engatinhar, tanto é que quando ele esta vindo ao seu objetivo ele cai, e o movimento em si de engatinhar a aplicação da força é na origem, ou seja, junto ao tronco, ele utilizar os grandes grupos musculares; e em questão temporal ele se enquadra no quesito continuo, pois é o mesmo movimento feito por um tempo que ele determina; já na situação ambiental ela é uma tarefa aberta, pois a realização dessa gravação foi em um local ao ar livre, podendo sobre alguma alteração dependendo do clima, pois os movimentos poderiam sofrer algum tipo de adaptação se caso estivesse frio, calor ou até mesmo chovendo e por ultimo a classificação em relação ao funcional que é uma habilidade locomotora, pois ele quis sair de onde estava para ir até a bolinha para pegá-la.

O processo de informação é divido por etapas, segundo SCHMIDT (2001) afirma que ocorre através de várias informações discretas; ou seja, no vídeo o primeiro estágio referente ao estágio de identificação do estimulo (percepção) verificamos que foi através da audição, pois só conseguimos identificar a voz do adulto e não tivemos condições de avaliar o grau de estimulo visual, porém podemos imaginar que existiu esse estimulo, pois o tempo inteiro a criança olha em direção a algum ponto especifico, ou seja, provavelmente com quem estava falando com ela, após esse processo teve o estágio de seleção da resposta que é o processamento para a resposta da percepção onde a criança decidiu qual seria a resposta mais coerente ao estimulo e objetivo ao ser alcançado e onde se decide ou estabelece a estratégia do que será feito para o próximo passo que é estágio de programação da resposta que é a ação que neste caso foi engatinhar até a bolinha, ou seja, ele produziu o seu movimento que desejou.

Nesse processo que a criança está aprendendo o novo movimento e existem diversos estágios de aprendizado onde identificamos através do vídeo que ela está inicio do processo de aprendizagem. Conforme verificamos no livro Aprendizagem e Performance Motora, existem vários tipos de nomeação dessa classificao, onde muda a nomenclatura de acordo com cada outro, então segundo POSNER (1967) a criança está no processo cognitivo, ou seja, ela faz tentativas porém tem erros, no vídeo mostra ele caindo durante o engatinhar ; para ADAMS (197) esse vídeo se enquadra no verbal-motor, que é mais fala, e no vídeo o adulto fala o tempo todo com a criança para estimular à ação; para NEWELL (1985) ela está na fase de Coordenação, pois ala ainda está começando a adquirir um movimento padrão, ou seja, engatinhar com mais segurança e futuramente e possivelmente a andar; e por fim para GENTILLE (1972) ela esta o processo de adquirindo a idéia do movimento, pois ainda não está totalmente seguro desse movimento, pois ainda tem erros

Quando automatizados temos um certo grau de experiência no movimento ele dispensa a informação chegue sempre até o cérebro, pois é algo que já foi aprendido e essa informação fica armazenada na medula óssea que faz parte do sistema nervoso central, neste caso do vídeo, por mais que a criança tropeça no próprio corpo, ela faz os movimentos de forma continua, o que transmite a impressão que ela faz sem “grandes” dificuldades, pois ela engatinha de forma rápida.

No vídeo a criança se movimenta através do estimulo que recebe pelo sistema nervoso central, ou seja, o sentido da audição, que resulta estimulo para o movimento que é feito pelo sistema muscular, em conjunto com todos os outros sistemas. Mas o papel do músculo é receber o a informação interna para realização do movimento e de se orientar de orientar o sistema nervoso central sobre as mudanças do comprimento do músculo, ou seja, se está concêntrico, excêntrico, estabilizado.

Conforme afirma SCHMIDT (2001) a percepção é através dos sentidos que faz parte do sistema nervoso central e “(...) A pessoa utilizam informações sensoriais para planejar uma ação, corrigir erros de movimentos e regular suas performance”. Então a criança neste caso utilizou todos os sentidos para realização desse movimento, tanto a exterocepção, que é informação que vem de fora do corpo coma a visão e audição e também a interocepção que ao contrario da exterropção, são informação que vem de dentro do corpo como propriocepção, cinestesia entre outros.

No vídeo, vemos que a percepção foi fonte de informação, neste caso identificamos somente a voz, não vimos o adulto, então o que predominou o sentido da audição, porém o momento que a criança segue com o olhar, ela utiliza outra forma de percepção, a visão do objeto que está no chão e ao engatinhar no chão ela tem noção de onde está, ou seja, a questão do espaço a sensibilidade da sua pele em contato com o chão, ou seja, foi utilizado a propriocepção, onde foi enviada a informação ao sistema nervoso em questão da movimentação do corpo e da cinestesia sobre a contração necessária do músculo.

No vídeo não mostra a criança dormindo, porém o sono é extremamente importante nessa fase para que ocorra o crescimento, ou seja, é nesse momento que ocorre a intensificação da atuação do hormônio somatrotropina que é secretado pela hipófise que vai agir nas duas primeiras horas do sono, e conforme identificamos no vídeo a criança ainda está na primeira infância, ou seja, o seu crescimento é muito intenso.

Para tudo que sentimos a comunicação é feita para o sistema nervoso central através de impulsos nervosos, para ser tornar algo que seja consciente para o cérebro captar esses sinais, porém nem sempre isso acontece, ou seja, do impulso chegar até o cérebro, então com isso ele é considerado inconsciente. Durante a filmagem a criança está completamente consciente dos movimentos, porém ao mesmo tempo ela poderia estar sentido um cheiro de algo, ou ouvindo algum outro som e não somente ao da voz do adulto, sentido calor ou não, mas como a sua atenção está no comando do adulto, todas as outras informações que estão chegando, pode estar no inconsciente, o que pode ajudar a tomar algumas decisões sem ao menos perceber.

Não tem como avaliar o sonho da criança que está no vídeo, mas conforme pesquisamos segundo FREUD “os sonhos, criados pelo cérebro humano, serviriam de janelas para a psique, revelando um esconderijo de desejos insatisfeitos”. Então pode ser que essa criança já tenha desejos e vontades que poderá nem todas ser realizadas e ela sonhar com isso.

O programa motor segundo SCHMIDT (2001) é o “(...) conjunto de comandos motores que é pré-estruturado no nível executivo e que define os detalhes essenciais de uma ação habilidosa; análogo ao gerador central de padrão” e ele pode ser tanto um controle de circuito aberto, onde são movimento pré-estruturados que não necessita de correções, ou pode ser um movimento de controle de circuito fechado que são precisa de feedback para alcançar seu objetivo final quando o movimente ainda não está estabelecido. Como a criança ainda está no processo de maturação ela precisa ser observada, orientada e estimulada a corrigir e aperfeiçoar seus movimentos, ou seja, o programa motor dela será do controle de circuito fechado.

A criança está se desenvolvendo e a brincadeira com carinho e atenção que está sendo feita com ela é extremamente necessária, pois o nosso cérebro não é autônomo somos dependentes do outro para esse desenvolvimento e precisa vivenciar emoções. E nesse vídeo está sendo estimulada a experimentação do novo, andar para engatinhar, por exemplo, e também nosso de tempo e espaço. E que nem o VYGOTSKY afirma que a brincadeira desenvolve aquilo que ainda não esta amadurecida. Estamos sempre em constante desenvolvimento, independente da faixa etária.

E por fim as características do amadurecimento da criança segundo PIAGET afirma é que “tem estruturas mentais diferentes das dos adultos. Não são adultos em miniatura; elas têm seus próprios caminhos distintos, para determinar a realidade e ver o mundo". Podemos ver no vídeo essa característica dos jogos e brincadeiras, onde a criança tem o estimulo pela audição, visualiza o objeto (brinquedo) e vai em direção a ele pelo fato de ver algo novo, buscar conhecer e sentir esse objeto, no qual é atraída pela visão, com formas e cores diferentes ou ser estimulado a pegar tal objeto

O surrealismo é muito importante para a profissão de educação física, pois as pessoas ao abordar o professor para relatar algo muitas vezes farão comparações ou até mesmo gírias, ou seja, não ira abordar termos técnicos, e nesse aspecto que cabe ao professor entender o questionamento ou dúvida e traduzir o irreal para o real, ou seja, o técnico e dependo da faixa etária o professor terá que utilizar uma linguagem onde aproxima do real. No vídeo a criança tenta chutar uma bola de tênis como se fosse uma bola de futebol.


Questões a serem pesquisadas



1) O que é capacidade e suas classificações?


Definida como traços inatos, relativamente permanentes e estáveis do individuo que embasam ou dão suporte a vários tipos de atividade ou habilidades. A habilidade em sua maior parte é considerada geneticamente determinada, e, essencialmente não-modificadas pela pratica ou experiência. As capacidades estão distribuídas no sistema perceptivo-motor humano, pode variar entre: acuidade visual; visão de cor à configuração corporal (altura e estrutura); capacidade numérica; velocidade de reação; destreza manual e sensibilidade cinestésica; entre outros...

Algumas capacidades dão suporte as ações de percepção e a tomada de decisão, enquanto outras embasam a organização e o planejamento de movimentos, além daquelas que contribuem para a produção real dos movimentos e para a avaliação de feedbak.


- Grupos de capacidade proposto por FLEISHAMAN (1964)


Capacidades perceptivo-motoras


  • Coordenação multimembros: capacidade de movimentar vários membros simultaneamente.

  • Precisão de controle: Requer ajustamentos de movimentos altamente controlados, particularmente quando grupos musculares maiores estão envolvidos.

  • Orientação da resposta: Envolve escolhas rápidas dentre numerosas alternativas de movimento, mais ou menos como no tempo de ração de escolha.

  • Tempo de reação: Importantes na tarefa nas quais há um único estimulo e uma única resposta em que à realidade de reação é critica. Como no tempo de reação simples.

  • Controle de velocidade: produção de ajustamento de movimentos antecipatórios contínuos em resposta a mudanças em velocidade de um objeto que se move continuamente.

  • Destreza manual: Embasa as tarefas nas quais objetos relativamente grandes são as manipulados com as mãos e os braços.

  • Destreza de dedos: Envolve tarefas que exigem a manipulação de pequenos objetos.

  • Estabilidade braço-mão: A capacidade para realizar movimentos de posicionamento de braço e mão precisos em que força e velocidade não são necessárias.

  • Velocidade punho-dedo: Envolve movimentos rápidos do punho e dedos com pouca ou nenhuma precisão.

  • Mirar: Um tipo de capacidade altamente restrito que requer a produção de movimentos precisos da mão para alvos que se movem em velocidade.


Capacidade de proficiência física

  • Força explosiva – A capacidade para despender um máximo de energia em uma ação explosiva.

  • Força estática – Envolve a aplicação de força contra um objeto relativamente pesado e bastante imóvel.

  • Força dinâmica – A capacidade para, repetida ou continuamente mover ou suportar o peso do corpo.

  • Força de tronco – Força dinâmica que é especifica para os músculos do tronco e abdominal.

  • Flexibilidade – A capacidade para estender ou alongar o corpo o máximo possível em varias direções.

  • Flexibilidade dinâmica – Envolve movimentos rápidos e repetidos e requer flexibilidade do músculo.

  • Equilíbrio corporal amplo – a capacidade para manter o equilíbrio total do corpo na ausência da visão.

  • Equilíbrio com dicas visuais – A capacidade de manter o equilíbrio total do corpo quando dicas visuais estão disponíveis.

  • Velocidade de movimento de segmentos – Embasa tarefas nas quais o(s) ou perna(s) deve(m) ser movimentado(s) rapidamente, mas sem um estímulo de tempo, para minimizar o tempo de movimento.


Fatores de coordenação geral identificado por KEELE e colaboradores


  • Velocidade de movimento - Semelhante à velocidade de movimento de segmento de Fleishman, esta capacidade aplica-se a situação as quais uma série de movimentos deve ser executada com o máximo de velocidade.

  • Sincronização motora – Importante para o desempenho de tarefas nas quais movimentos precisamente sincronizados são essenciais.

  • Sincronização perceptiva - Embasa tarefas nas quais julgamentos precisos sobre a marcha do tempo dos eventos perceptivos são necessários.

  • Controle de força – Importante para tarefas nas quais forças de graus variados são necessárias para atingir o resultado desejado.


(SCHMIDT, 2001).



2) O que é Habilidade e suas classificações?


Potencialidade para produzir um resultado de performance com máxima certeza, mínimo de energia ou tempo mínimo, desenvolvida como um resultado da pratica. Proficiência da pessoa no desempenho de uma tarefa particular. (SCHMIDT, 2001).

Unidimencionais: Apenas um aspecto da habilidade motora dentro de um amplo aspectro. Suas classificações são:


Muscular
  • Rudimentar (envolve grandes músculos do corpo);

  • Refinado (movimentos limitados de partes do corpo na realização de movimentos precisos).


Temporal

  • Discreto (tem começo e fim definido. Ex: pular, chutar...);

  • Seriado (envolvem a realização de um único e discretos movimentos variam vezes numa rápida sequência. Ex: Pular corda com ritmo, vôlei);

  • Continuo (movimentos repetidos por um tempo especifico. Ex: Correr, Nadar, andar de bicicleta...)


Ambiental

  • Tarefa motora aberta (ambiente em condição de bastante mudanças, fazendo com que o indivíduo faça ajustes para aquela situação - Plasticidade e Flexibilidade é fundamental - Ex: tarefas em grupos ou duplas);

  • Tarefa Motora fechada (ambiente estável ou previsível onde a pessoa determinar quando a ação deve começar - Rigidez de desempenho é fundamental - Resposta cinestésica é mais importante do que visual e auditiva)


Funcional

  • Tarefa de estabilidade (Tarefas que assumem ou mantém o corpo estável. Ex: Sentar ou ficar em pé, equilibrar em uma trave estreita...);

  • Tarefas locomotoras (Movimentos com a intenção de transportar o corpo de um ponto a outro. Ex: andar, correr, saltar...);

  • Tarefas de manipulação de objetos (exercer força contra um objeto. Ex: lançar, pegar, rebatida de beisebol...).


(GALLAHUE, 2005 pág. 21).




4) Diferenças entre capacidade e habilidade?



Capacidades:

  • Traços herdados;
  • Estáveis e permanentes;
  • Poucas em numero;
  • Embasam a performance de muitas habilidades


Habilidades

  • Desenvolvido com a pratica;
  • Modificáveis com a pratica;
  • Muitas em numero;
  • Dependem dos diferentes subconjuntos de capacidades diferentes


(SCHMIDT, 2001).




5) Como ocorre o processamento de informação (motora)



Processo de informação: varias informações discretas (identificação dos estímulos e programação da resposta) que os indivíduos realizam sobre a informação entre o estimulo resposta, geralmente estudada pelos pesquisadores em experimentos de tempo de reação.

  1. Estágios de identificação do estimulo: 1ª estagio de processamento de informação; durante esse estagio o individuo reconhece e identifica o estimulo. (Percepção / Estímulo / Informação ambiental)
  2. Estágio de seleção da resposta: 2ª estágio de processamento da informação; durante esse estagio o individuo decide qual, se é que alguma resposta deveria ser dada. (Decisão / Qual ação devera ser feita)
  3. Estágio de programação da resposta: 3ª estágio de processamento da informação; durante esse estágio, o individuo organiza o sistema motor para produzir o movimento desejado. (Ação / Organiza o sistema para uma resposta).
  4. Resposta: Resposta que um individuo produz como resultado do processamento da informação.

(SCHMIDT, 2001)


6) Estágio de aprendizagem.



FITTS POSNER (1967)

  1. Cognitivo (Tentativa e erro)
  2. Associativo (acertando)
  3. Autônomo (Livre e fácil)


ADAMS (197)
  1. Verbal-motor (mais fala)
  2. Motor (mais ação)


NEWELL (1985)
  1. Coordenação (adquirir padrão)
  2. Controle (adapta o padrão conforme a necessidade)


GENTILE (1972)
  1. Adquirindo a idéia do movimento
  2. Fixação / Diversificação (habilidade aberta ou fechada)


(SCHMIDT, 2001)


8) Controle do movimento.



Desenhar, controlar máquina, elaborar esculturas, fabricar utensílios e até mesmo executar determinados jogos e treinamento de atividades motoras pelos centros superiores.

A sistematização e aprendizado dos movimentos são comandados pelo cérebro, mas os centros encarregados de retransmitir ordens de movimento aos membros estão localizados na medula. Além de funcionar como “estação retransmissora” das ordens expedidas pelo cérebro e dos estímulos externos até os centros do encéfalo, a medula tem outras funções. Alguns impulsos mais simples não precisam passar pelo encéfalo: são elaborados a partir da própria medula.

Exemplo disso é o conhecido reflexo provocado pelo médico ao bater com martelo especial no joelho do paciente, a perna reage independente da vontade ou da conscientização do individuo, mesmo que a pessoa tenta, não consegue impedir a reação reflexa, visto, que o cérebro no tem nenhuma participação nessa resposta: ela é produzida a partir dos centros da medula que controlam os movimentos dos membros inferiores.

(Medicina e Saúde v.2, 1979)



9) Qual é papel dos músculos nos comando centrais?



O sistema nervoso capta informações a partir das percepções que pode ser auditivas, visuais e cinestesica e a partir desses estímulos encaminha sinais para o corpo por completo. Unindo essas três percepções temos a seguinte situação: A pessoa ao ver e ouvir manda sinais para o sistema nervoso e a partir dos sinais o sistema nervoso e a partir dos sinais captado o Sistema Nervoso Central (SNC) manda estímulos para os músculos.

Exemplo: Alguém joga uma bola na sua direção. Ao ver a bola se aproximando a visão manda esse sinal para o SNC que absorve e manda estímulos para os músculos que se prepara para pegar a bola.



10) Qual é a relação com a percepção (percebe a ação)


Percepção: Refere-se a qualquer processo pelo qual obtemos consciência imediata do que está acontecendo ao redor.

Perceptivo-motor: Refere-se ao processo de organização de novas informações a partir daquela já armazenada, que leva a um ato ou manifesto ou desempenho motor. “Todo movimento envolve um elemento de percepção para se movimentar e se movimentamos para usar a percepção”.

(GALLAHUE, 2005 pág. 182)


11) Qual é o papel com a percepção



“A pessoa utilizam informações sensoriais para planejar uma ação, corrigir erros de movimentos e regular suas performance.”


As fontes de informação sensorial são:


Exterocepção – o que vem de fora do corpo, ou seja, do ambiente. Informação sensorial que vem primeiramente das fontes externas ao corpo da pessoa.

  • Visão: A principal fonte de informação externoceptiva é a visão, para definir estrutura física do nosso ambiente; oferece base para nossa antecipação de evento que acontecerão; informação sobre movimentos de objetos no ambiente e trajetória e a velocidade do objeto que se aproxima; auxilia em aspecto espaciais e temporais de nosso próprio movimento.

  • Audição: Ela pode avaliar a velocidade através dos sons entre outras coisas igualmente da visão. Essa fonte de informação é muito importante quando a visão está prejudicada.


Interocepção: Informação sensorial que vem primeiramente de fontes internas ao corpo do individuo.

  • Cinestesia: Informação sensorial vinda do sistema motor que sinaliza contração e contração e movimentos dos segmentos; relacionada à propiorepção.

  • Propriocepção: Informação sensorial que chega de dentro do corpo da pessoa, e que sinaliza a posição e movimentos do corpo e segmentos semelhantes à cinestesia

  • Aparelho vestibular: Órgãos sensoriais proprioreceptivo localizados no ouvido interno que sinalizam informações sobre a postura.

  • Fusos Musculares: Receptores sensoriais localizados nos músculos que fornecem ao sistema nervoso informação sobre mudanças no comprimento dos músculos.

  • Órgão tendinoso de Golgi: Órgão sensoriais proprioceptivos localizados na junção de músculos e tensão que sinalizam informação sobre a força nos músculos.

  • Receptores Cutâneos: Órgão sensórias proprioreceptivo localizados na maioria das áreas da pele que sinalizam informações sobre pressão temperatura e toque.


(SCHMIDT, 2001)


12) Qual a base biológica da consciência?


As mensagens e as ordens: Um estímulo pode ser uma carícia, uma música, um aroma, ou um estado de espírito. Para que o estimulo se torne consciente, sobre a forma de impulso nervoso, precisa percorrer determinados caminhos – as vias sensitivas – até chegar ao ponto do cérebro onde deverá se captado.Se o impulso não chegar até esse ponto, fica apenas no plano inconsciente: O individuo não toma conhecimento de sua existência. Às vezes, esses estímulos inconscientes são até mais importante que os conscientes, porque levam as informações a outros centros nervosos, para cumprir tarefas essenciais.

(Medicina e Saúde v.2, 1979)

13) Por que dormimos?


Em questão hormonal, ao dormir ajuda no crescimento até a adolescência, pois o hormônio do crescimento (somatrotropina) secretado pela hipófise age nas duas primeiras horas de sono lento aumentando o suficiente para exercer um efeito significativo sobre o crescimento. O HGH é estimulado pelo GHR e inibida pela somatostatina (hormônio inibidor do crescimento), necessário na produção de cartilagem e calcificação dos ossos.

Para a criança dormir, é muito importante para o seu crescimento.


(SCHAUF, 1993 pág. 90 e 549).


14) Porque sonhamos?



Todo ser humano dorme, e todos sonham. Um sonho pode compor-se de fragmentos de imagens errantes ou de narrativas completas e complicadas, que se desenrolam como filme ante os olhos da mente. Os sonhos são capazes de imitar a realidade, ou de criar um ambiente totalmente surreal. Para o pai da moderna psiquiatria, segundo FREUD, os sonhos, criados pelo cérebro humano, serviriam de janelas para a psique, revelando um esconderijo de desejos insatisfeitos.

(Mistérios do desconhecido – No mundo dos sonhos, 1992).


15) Programas motores (FITTS, POSTNER).



Programa motor: Conjunto de comandos motores que é pré-estruturado no nível executivo e que define os detalhes essenciais de uma ação habilidosa; análogo ao gerador central de padrão.

O individuo normalmente planejam o movimento antecipadamente então disparam a ação de tal forma que o programa roda se muita modificação.

  • Controle de circuito aberto: Tipo de controle que envolve o uso de comando centralmente determinados e pré-estruturados enviados para o sistema efetor e executado sem feedback. Utilizado pelos indivíduos para controlar movimentos rápidos e discretos. Exemplo: São eficazes para controlar operações que ocorrem em ambientes estáveis e previsíveis onda a necessidade para modificar é baixa. ·

  • Controle de circuito fechado: Controle que envolve o uso de feedback e a correção de erros para manter a meta desejada; utilizada pelos indivíduos para controlar movimentos lentos e intencionais.

  • Feedback: Informação sobre o estado real de um sistema.


(SCHMIDT, 2001 pág. 138).


16) Tarefa aberta (imprevisível)



Ambiente em condição de bastantes mudanças, fazendo com que o indivíduo faça ajuste para aquela situação. Plasticidade e Flexibilidade são fundamentais. Ex: tarefas em grupos ou duplas.

(GALLAHUE, 2005 pág. 21).

17) Tarefa fechada (previsíveis)


Ambiente estável ou previsível onde a pessoa determinar quando a ação deve começar. Rigidez de desempenho é fundamental. Resposta cinestésica é mais importante do que visual e auditiva.

(GALLAHUE, 2005 pág. 21).

18) O ser humano desenvolve para quê?


O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado.Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Por mais que estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva surpresas e imprevistos. A singularidade do ser humano, que foge a padrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança. Como diz Piaget, “é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior”.

O que faz a vida valer a pena é essa constante incerteza quanto ao momento seguinte; é isso que nos estimula a inventar, a criar, a realizar, a tentar melhorar nosso mundo. Entretanto, apesar das diferenças e da incerteza que marcam o desenvolvimento humano, alguns pesquisadores estabeleceram fases de desenvolvimento, as quais obedecem a uma certa seqüência, válida para todos. Isto é, todas as pessoas, ao se desenvolverem, passam por essas etapas embora varie a idade e as características.

A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget

Este autor divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem. Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as conseqüências mais evidentes da linguagem. Um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela. Neste período, as maturações neurofisiológicas completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina – pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita.

Podemos observar no vídeo que a infância é o período fundamental para a formação na vida do ser humano. A criança pequena precisa de um meio para se desenvolver em seus aspectos sócio-emocional, afetivo, motor e cognitivo, sendo a principal aquisição da criança neste período, a linguagem. Ao final do 3º ano de vida, a criança já domina o corpo, é autônoma na locomoção e têm as bases da fala formadas, sendo a maior preocupação nesta fase, “absorver o mundo”.

Nosso cérebro é o órgão onde ficam gravadas as experiências afetivas dos indivíduos, as aprendizagens, e é também o órgão que controla várias funções físicas, além de ter como componente o sistema límbico responsável por controlar nossas emoções, nele está nossa memória a qual possui uma grande plasticidade.

O desenvolvimento do cérebro não é autônomo e independente do meio, por isto, o que a criança realizar na sua vida cotidiana, desde o nascimento, estará contribuindo para o desenvolvimento das funções cerebrais.

O desenvolvimento infantil é integrado onde a criança se desenvolve física, psicológica e intelectualmente e o amadurecimento de seu sistema nervoso acontece desde o nascimento, no terceiro ano de vida, a configuração do cérebro está muito próxima a do cérebro adulto quanto ás várias partes ativas.

As emoções têm papel muito importante no desenvolvimento do ser humano por toda a vida, mas é sem dúvida, nos primeiros meses de vida que elas terão o papel de garantir a sobrevivência do bebê e o desenvolvimento da noção do EU.

É muito importantes para o desenvolvimento infantil, o tempo, o espaço, a comunicação, as práticas culturais, a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação, onde devemos destacar também a brincadeira que é forma de experimentação e de apropriação da cultura, é a possibilidade de a criança ampliar sua experiência. A brincadeira, segundo Vygotsky, favorece a zona de desenvolvimento proximal, pois ela define funções que ainda não amadureceram.

Vejo esta “grande” etapa da vida humana, com muita atenção, cuidado, paciência, respeito e carinho especiais! Afinal, as crianças são “adultas em miniatura” e nós, educadores e pais, somos os condutores rumo ao amadurecimento.

“A criança se apropria da cultura e dos conhecimentos para dar continuidade ao percurso histórico que o ser humano realiza há muitos milênios”.



19) Quais as características de amadurecimento?


“Quando vejo uma criança, ela me inspira dois sentimentos; ternura pelo que ela é, respeito pelo que poderá ser “(PIAGET)

Características ou particularidades da infância (Desenvolvimento). Aproximadamente aos 6 anos de idade já encontra-se 90% a 95% do desenvolvimento físico do cérebro, a coordenação motora e as habilidades desportivas múltiplas devem ser estimuladas neste período ao máximo, por meio de jogos e brincadeiras, exatamente pelo fato do cérebro estar pronto a receber um gama inimaginável de informações.

"Os jogos favoritos incluem correr para pegar outras crianças, esconder e achar, procurar objetos que estão faltando e jogos de adivinhação. Certas regras vão se tornando necessárias. Estão ligadas ao tipo de jogo e não a quem vence ou perde". (PIAGET)

As atividades de caráter psicológico e físico variadas são o estímulo para produzirem caminhos mentais, e serem armazenadas as informações no cérebro. Estas informações serão exigidas no futuro em situações complexas do jogo facilitando a aprendizagem e caracterizando a prontidão motora esportiva. Devemos lembrar que as atividades para as crianças são completamente diversificadas e diferentes os objetivos, quando relacionadas às atividades físicas para os adultos, que comumente são atividades voltadas para a performance.

"As crianças tem estruturas mentais diferentes das dos adultos. Não são adultos em miniatura; elas têm seus próprios caminhos distintos, para determinar a realidade e ver o mundo". (PIAGET)

A condição física a ser atingida esta em momento ótimo, mas com óbvios limites de rendimento máximo; limite o qual não deverá ser exigido em treino, as atividades físicas devem possuir objetivo lúdico, educacional e não competitivo.



20) O que é surreal e a importância na sociedade?


É uma tensão entre a ordem discursivo-racional na qual se dispõem as nossas experiências estruturadas pela complexa formação histórica da nossa sociedade, e o universo do arbítrio do desejo e do sonho; tensão provocada pelo mencionado intento expressivo que não renuncia a servi-se de instrumentos de comunicação (as linguagens).

Nesta tensão surge a possibilidade de uma solução unitária e sintética: Se o homem está divido entre o universo da chamada realidade racional e o da sobrerrealidade irracional, o fim das práticas surrealista não será apenas exprimir essa parte obscura e habitualmente condenada, mas também soldá-la em unidade com a parte diurna, restituir o homem a si mesmo, promover uma humanidade na qual já não se distinga entre a razão e desejo, prazer e trabalho. Graças a esta resolução dos contrários que, presentemente, só se pode alcançar em breves e particularidades momentos já não haverá poesia ou arte, porque a poesia passará ser feita por todos e coincidira com a linguagem.


(FORTINI, 1980)





BIBLIOGRAFIA



SCHMIDT, Richar A. Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.


GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ªed. São Paulo: Phorte, 2005. 585p


SHAUF, Charles L. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. 690p.


POPPOVIC, Pedro Paulo. Mistérios do desconhecido, Vol. No mundo dos sonhos, Rio de Janeiro: Abril livros e Time-life, 1992 (Divisão de fascículo, Editora Abril)


Medicina e saúde, Enciclopédia Ilustrada, 1979 Vol. 2 (Divisão de fascículo, Editora Abril)


FORTINI, Franco. O movimento surrealista, São Paulo: Editora Presença, 1980





Nenhum comentário:

Postar um comentário